segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SHI-TZU

É um belissimo cão de companhia. Os estudos e pesquisas afirmam ser um cruzamento entre o Lhasa-Apso, Cão Tibetano, e o Pequeno Cão Chinês.
Em l643 , a dinastia Manchu, recebeu de presente do Dalai-Lhama, pequenos cães leões, então o Shi-Tzu¨ foi durante muito tempo apreciado como cão de Corte, mas a ultima imperatriz da China, criou alguns animais da espécie, no Palacio da Citi até l908. Em l923, foi formado em Pequim, um Kennel Club.

Em 1930 Lady Brawning, da Inglaterra, trouxe os primeiros espécimes e o Kennel Club da Inglaterra, e o reconheceu em 1946. No mesmo ano, na França, a Condessa de Anjou, constituiu uma criação desses cães e declarou sua primeiras ninhadas á Sociedade Central Caninna em 1953, e a F.C.I. reconheceu a raça, em 1954.

Apesar de conhecido, sua popularidade é menor que o Lasa-Apso e o Pequenês.

Os cães dessa raça, são muito alegres, meigos, carinhosos, imperativos, e precisam muito de carinho e ternura. São muito amistosos com estranhos e latem somente para chamar atenção para si. Deve ser educado com firmesa pois é um cão persuasivo.

Características:

Tamanho: no maximo 28 centimetros,
Peso: de 4 a 8 kilos,
Cores: são part-color variadas, também, teem cores solidas.
Cuidados com a pelagem: devem se pentados todos os dias e é ecessário prender os pelos acima dos olhos, para que não provoque irritação ou doenças nos esmos.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: