É conhecido como original da Alemanha. Descendente do boieiro Bávaro, na Idade Média, na cidade de Rottweil em Wistemberg, este cão poderoso e corajoso guardava os rebanhos e defendia os vendedores de gado contra os bandidos que apareciam por lá.O primeiro clube da raça surgiu em 1907. Em 1910 ele foi oficialmente reconhecido como cão policial da Alemanha. Durante a Primeira Guerra Mundial foi utilizado pelo exército alemão e, reconhecido oficialmente como raça em 1996. Sua reputação mundial começou por volta de 1970, com a criação de clubes, como clube francês do Rottweiller criado em 1977.
Características
Robusto, resistente, equilibrado e tranquilo, mas, com temperamento forte e um espírito dominante, especialmente, os machos. O seu porte dá uma grande impressão de força e tem uma peculiaridade que é a de nunca latir inutilmente.
Temperamento
Guarda eficiente, intrépido de aspecto persuasivo é capaz de ser agressivo com os estranhos e requer uma educação precoce muito severa, sem brutalidade, de modo a obter uma obediência impecável. Reflexo do seu dono, com a crueldade fica agressivo e pode tornar-se uma arma mortal. Embora, conforme a educação, pode ser dedicado é muito afeiçoado e paciente com as crianças .
Tamanhos
Machos:de 61 a 68 cm. Fêmeas: de 56 a 63 cm
Peso
Machos: aproximadamente 50 kg. Fêmeas: aproximadamente 42 kg
Cores
Preto, com marca fogo ou canela bem definidos. Nesta raça é preciso verificar inserção de orelhas e cor de olhos.





