
Boiadeiro de Flandres
Este cão foi desenvolvido para ser usado em fazenda, como ajuda na lida com animais. Sua origem foi da região de Flandres, foi criado a partir de cruzamento de várias raças.
Durante a primeira guerra mundial ele foi quase extinto, logo após criadores Flamengos reconstituíram a raça a partir de alguns exemplares que havia escapados da guerra, seu reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional em 1965.
Peso
Machos:35 a 40 kg
Fêmeas: 27 a 35 kg
Tamanho
Machos: 62 a 68 cm
Fêmeas: 59 a 65 cm
Cor
Coloração do preto até o fulvo, algumas vezes rajado ou cor de carvão e também cinza suave no anti-peito é admitido pelagem claras chamadas desbotadas, mas não é bem aceita.
Pelagem
Tipo do pelo, mediamente longo (6 cm) é áspero seco, opaco, ligeiramente espetado sem ser lanoso nem ondulado, o pelo da cabeça é mais curto, bigodes e barbas bem fartos, o sub pelo é denso.
Temperamento
Cão muito rústica franco dominador energético de um temperamento equilibrado, calmo e um obediente ousado cão com personalidade, é um pouco brusco de um único dono, exportivo, cheio de energia vigilante e dócil, precisa de um comando firme, invocado com os estranhos. É um cão de fazenda na guarda e condução dos rebanhos do gado, sua grande qualidade de farejador foram muito apreciado pela polícia. Sua pelagem requer escovação duas ou três vezes por semana e banho somente três ou quatro vezes ao ano que poderá ser feito em casa ou em um PET-SHOP, nesse caso, deverá ser feito uma sessão de término.
OBS. Este cão não serve para apartamento ou espaço pequeno. Lembre-se que quanto menos banhos melhor para não ter odores no pelo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário