quinta-feira, 22 de julho de 2010

Boiadeiro de Flandres


Boiadeiro de Flandres
Este cão foi desenvolvido para ser usado em fazenda, como ajuda na lida com animais. Sua origem foi da região de Flandres, foi criado a partir de cruzamento de várias raças.
Durante a primeira guerra mundial ele foi quase extinto, logo após criadores Flamengos reconstituíram a raça a partir de alguns exemplares que havia escapados da guerra, seu reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional em 1965.
Peso
Machos:35 a 40 kg
Fêmeas: 27 a 35 kg
Tamanho
Machos: 62 a 68 cm
Fêmeas: 59 a 65 cm
Cor
Coloração do preto até o fulvo, algumas vezes rajado ou cor de carvão e também cinza suave no anti-peito é admitido pelagem claras chamadas desbotadas, mas não é bem aceita.
Pelagem
Tipo do pelo, mediamente longo (6 cm) é áspero seco, opaco, ligeiramente espetado sem ser lanoso nem ondulado, o pelo da cabeça é mais curto, bigodes e barbas bem fartos, o sub pelo é denso.
Temperamento
Cão muito rústica franco dominador energético de um temperamento equilibrado, calmo e um obediente ousado cão com personalidade, é um pouco brusco de um único dono, exportivo, cheio de energia vigilante e dócil, precisa de um comando firme, invocado com os estranhos. É um cão de fazenda na guarda e condução dos rebanhos do gado, sua grande qualidade de farejador foram muito apreciado pela polícia. Sua pelagem requer escovação duas ou três vezes por semana e banho somente três ou quatro vezes ao ano que poderá ser feito em casa ou em um PET-SHOP, nesse caso, deverá ser feito uma sessão de término.
OBS. Este cão não serve para apartamento ou espaço pequeno. Lembre-se que quanto menos banhos melhor para não ter odores no pelo.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: