terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cane Corso

O Cane Corso é de origem italiana e foi descendente direto do grande molosso romano que existia antigamente em toda a Itália. Ele manteve-se na província de Publia e nas regiões limítrofes dessa província da Itália Meridional. Seu nome deriva do latim, Cohors, que significa, pátio de fazenda, recinto.

Foi criado como protetor de fazendas, dos pátios de uma propriedade fechada, casa e chácaras. O Cane Corso apareceu no século XVI. Não encontrei seu reconhecimento ou ano de aceitação pela Federação Cinológica Internacional.

Características:

Pelos: Curtos, muito cerrados e com sub pelo leve.

Cores: Preta, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, fulva clara, vermelho cervo, fulvo escuro, rajado (riscas entre o fulvo ou cinza de tonalidades diferentes). Os indivíduos fulvos e rajados teem no focinho, uma máscara preta ou cinza, uma pequena mancha banca no anti peito, na ponta das patas e na cana nasal, como características admitidas.

Tamanhos:
Machos: de 64 a 68 cm.
Fêmeas: de 60 a 64 cm.

Pesos:
Machos: de 45 a 50 kg.
Fêmeas: de 40 a 45 kg.

Temperamento:
Cão rústico,enérgico, intrépido, equilibrado, doce e afetuoso com seu dono. Mostra-se tolerante e jovial com crianças, embora seja desconfiado com estranhos. É muito fácil de adestrar. Recomenda-se escová-lo pelo menos uma vez por semana.

Utilidades: Como cão de guarda, companhia e pastoreio.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: