segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Arqueologia e a origem dos cães

A importância da arqueologia para o estudo da evolução do cão se distingue nos sítios arqueológicos da Europa, com vários tipos de cães.

Os maiores teriam se originado dos grandes lobos do norte (tinham o tamanho, na cernelha, dos atuais Dogues Alemães) e teriam dado origem aos cães nórdicos e os grandes cães pastores. Os menores, estão morfologicamente mais perto dos dingos selvagens atuais, e achariam suas origens nos lobos menores da Índia. Mas recentemente o cão foi confirmado como tendo sua origem a partir do aperfeiçoamento do lobo.

Os mais antigos esqueletos de cães descobertos datam de cerca de 30.000 anos. Eles sempre foram exumados em associação com o resto das ossadas humanas, e é a razão pela qual receberam em seguida a denominação de Canis Familiaris.

Parece lógico pensar que o cão doméstico descende de um canídeo selvagem pré-existente. Entre estes antecedentes em potencial figuram o lobo (Canis Lupos) o Chacal, (Canis Auros) e o coiote (Canis Patrans). A partir daí várias outras raças de cães foram e estão sendo criadas até hoje.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: