terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Terra Nova

O Terra Nova se originou no Canadá. Seus ancestrais vieram dos países nórdicos e Grã Bretanha, embora ignore-se como seus ancestrais chegarm à Terra Nova.

Seria ele descendente do cão de urso preto escandinavo trazido pelos noruegueses no século XVI, do cão do Labrador de molossos introduzidos pelos Vickings, do Leanberg montanhês dos Pirineus que acompanhava os pescadores bascas?

No século XIX bacalhouros franceses contribuiram para sua introdução na França. Na Inglaterra ele foi celebrado por Bycon e imortalizado pelo pintor animalista Landseer.
Em 1963 foi criado um clube na França.

Pêlo
Longo, assentado de textura aspera sem caracões, naturalmente oleosa impermeável, membros franjados, subpelo macio e denso.

Cores
Preto ( preto azevick fosco), marrom (chocolate ou bronze) variedade Landseer de tipo britânico americano, cabeça preta se possível com uma listra branca, manto preto com marcas, garupa e parte superior da cauda preta. As outras regiões do corpo devem ser preta.

Temperamento
Sensível e de uma fidelidade extraordinário, tem um temperamento franco, dócil, calmo e manso, ele adora as crianças. Não é um guardião e apenas dissuasivo devido a sua ponte.

Possui instinto de salva vidas ao mais alto grau, atirando-se a água e podendo nadar durante focas para socorrer um naufragado verdadeiro “São Bernardo” dos mares.

Para educa-lo terá que ser firme e pasciente porque ele não atinge sua maturidade psiquica antes dos dois anos de idade.

Por ser um cão calmo, pode ser adaptado em ambientes pequenos e até apartamento, desde que faça passeios frequentes.

Tamanho
Machos: em média 71 cm
Fêmea: em média 66 cm

Peso
Machos: aproximadamente 60 kg
Fêmeas: aproximadamente 54 kg

Estilo
Nobre, magestoso, poderoso, ossatura maciça andadura fluente, com ligeiro bambaleado.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: