País de origem Afeganistão uma raça lingilinia que suporta calor acima de 40¨ graus e frio abaixo de zero, é um cão de força, potência, flexibilidade, dignidade. Aspecto altivo, andar flexível e elástico.
A origem dessa raça e praticamente desconhecida os ancestrais teriam saída da Pérsia ( Irã ) e chegaram ao Afeganistão onde desenvolveram suas longas pelagens, muito apreciadas pelos soberanos Afegãos, foram trazidos de volta pelos soldados britânicos após a segunda guerra Afegã, ao redor de 1890.
Os primeiros espécimos exposto em Londres em 1907, tiveramum grande sucesso. Em 1926 foi fundado o club Inglês ele apareceu na França por volta de 1930. Esse cão é do grupo galgo e foi muito previlegiado nos anos 1980.
Pelagem
Muito longo,sedodo de textura fina recobrindo a parte interior a parte posterior, ou o corpo inteiro, exceto o dorso a partes do ombro até a base da cauda onde o pelo é curto e apertada sobre a cabeça, apertada sobre a cabeça, a parte da testa, longos pelos sedosos formam um tapete. No focinho o pelo é curto e apertado, as orelhas e as pernas são cobertas de pelos longos e abundante.
Cores
Todas as cores são permitidas.
Tamanho
Machos: de 69 a 74 cm
Fêmeas: de 62 a 69 cm
Peso
Ambos de 25 a 30 Kg
Temperamento
Robusto, resistente, menos rápidas que o Grreyhound, esse cão era utilizado, no seu país de origem como cão de guarda e para a caça aos antílopes ao lado e ao chacal.
Na Índia, o exército britânico o utilizou como mensageiro militar . Calmo, dominador volutário, suscetível, pouco demonstrativo, ele não gosta muito de ser perturbado, afetuoso ao seu dono, ele se apresenta distante e altivo com estranhos ele deve ser educado com firmesa e com carinho.
Utilização, cão de companhia este cão requer severo tratamento de pelo, deve ser escovado diariamente, banho, pelo menos cada 15 dias e um graamen, pelo menos cada 30 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário