domingo, 13 de março de 2011

Saluki

País de origem Oriente Médio. O nome Saluki é encontestavelmente, derivado da dinastia Helinistica dos Saleucidas, cujo imenso reino, por volta de 300 a.c, estendia-se Indo até o mediterrâneo.


Esses reis teriam favorecido a criação de Galgos de pelo franjado. O Saluki teria sido introduzido na Europa pelos Celtas que o utilizavam para a caça. No século II a.c, os Romanos conquistadores da Grécia introduziram-se na Itália.

Aparentado ao galgo afegã e muito provino do Sloughi ( Galgo Árabe ) o Saluki era muito estimado pelos povos árabes pela sua capacidade de seguir seus cavalos e associado a um falcão, pelos seus talentos de gazelas.

O primeiro Saluki importado pela Inglaterra em 1840 era denominado 'Galgo Persa'. O Kennel Club reconheceu a raça em 1923. Ele surgiu na França em 1934, seu número continua reduzido. Existe um mito de que esse cão e sagrado e nunca deve ser vendido e sim doado as pessoas que nos são caras.

Pelo

Liso, de textura sedosa, franjas mais ou menos abundantes atrás dos membros, possibilidade de franja na garganta curto.

Pelagem

Todas as cores e todas as combinações de cores são identicas.

Tamanho

Machos: de 58 a 71 cm
Fêmeas: um pouco menos

Peso

Ambos os sexos de 15 a 30 Kg

Temperamento

Robusto, rústico, resistente. O Saluki é um temível caçador em solo aremoso ou rochoso. Graças as suas acelerações fulminantes ele é capaz de alcançar e pegar as gazelas, calmo, sensível, afetuoso e um bom companheiro que adora as crianças. Muito reservado, quanto aos estranhos, é um cão de guarda eficaz, se educa tão somente respeitando o seu dono.

Higiene

Banhos sempre que necessário, escovação 2 ezes por semana.
É um cão de caça, mas muito usado como cão de companhia.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: