segunda-feira, 14 de março de 2011

Pequeno Galgo Italiano

Clique na imagem para ampliar

O Pequeno Galgo Italiano é uma raça muito antiga, talvez descendente após mutação do Galgo Egípicio, que chegou a Itália no século X a.c, passando pela Grécia, como demonstraram várias representações sobre vasos e ânforas.

Muito definido durante o Império Romano e a Idade Média, o seu maior desenvolvimento situa-se na época do Renascimento na corte dos nobres, não é raro encontrar-mos o pequeno Galgo da Itália pintado pelos maiores mestres italianos e estrangeiros.

Esse cão seduziu os grandes desta época de Francisco I a Frederico, o Grande. Devido a uma certa degenerescencia da raça pela miniaturização, seguiu-se um pe´riodo de esquecimento.

Após a Segunda Guerra Mundial a raça foi revitalizada e reencontrou suas cararcterísticas anteriores. Em 1968, foi estabelecido um padrão. Na França seu número é reduzido.

Pelo
Rente, fino e cerrado.

Pelagem
Unicolor ou preta, cinza, cinza ardósia e amarela em todas as nuances possíveis, o branco é tolerado como coleira, no peito e nas patas.

Tamanho
Ambos os sexos de 30 a 38 cm.

Peso
Ambos os sexos no máximo 5 Kg.

Temperamento
Esse cão em miniatura é frequentemente agitado, com tremores. Apesar de uma impressão de gracilidade e fragilidade, ele é um cão vivo, dinâmico, resistente e ágil, afetuoso, sensível, muito carinhoso, alegre e brincalhão, é um companheiro encantador, silencioso e reservado, ele se distancia dos estranhos.

Higiene
Deve ser escovado 3 vezes por semana, banho quando se fizer nescessário.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: