segunda-feira, 8 de março de 2010

Doberman


Cão originário da Alemanha. Sua história começou em Apolda, pequena cidade da Alemanha, situada na província de Thuringé.

Foi desenvolvido por E.L. Dobermann, que trabalhava no canil da cidade de Apoldo, pois precisava desenvolver um cão valente que fosse um bom guerreiro.
Nos anos de 1970 praticou vários cruzamentos entre parte dos ancestrais do Rottweiler, pastores preto e fogo, existentes em Thuringé, o Pincher, o Dogue Alemão, o Pastor de Beonce e o Rotweiller.
Ele obteve um cão de utilidade, vigilante, cão de fazenda, cão de guerra e cão policial. Na caça era utilizado para combater os predadores. Depois foram introduzidas nova linha de sangue principalmente pelo Terrier preto e fogo e provavelmente o Greyhound . Em 1910 seu padrão foi fixado e definido.
É um cão mediolino, com pureza das linhas e elegância, de constituição sólida sem ser pesado, pelo bem pigmentado, passo de camelo leve e fluente. É um cão com temperamento firme, orgulhoso, impulsivo e sociável. Vivo, vigoroso, corajoso, vigilante de expressão determinada e mesmo um pouco preocupante. É estremante fiel, demonstra uma devoção cega para com seu dono, possui um sentido de proteção e nato e é muito desconfiado com estranhos.

Embora não seja um cão pra qualquer dono, ele exige um dono firme, justo e calmo que saberá se impor com paciência e suavidade. Esse cão precisa de exercício para libertar suas energias.

CORES
Preto ou marrom com marcas fogo claramente definidas, no focinho, nas buchechas, na garganta no antipeito nos membros nas pontas das cochas.

TAMANHO
Machos – de 68 a 72cm
Fêmeas – de 63 a 68 cm

PESO
Machos- de 40 a 45 kg
Fêmeas -de 32 a 35 kg

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: