terça-feira, 16 de março de 2010

SÃO BERNARDO

É um cão de estrutura molosso descendente dos molossos da Antiguidade que atravessaram os Alpes com as Legiões Romanas. Sua formação ocorreu no século XVII, na Suiça, no Santuário do Grande São Bernardo, desenvolvido na Idade Média em mosteiros, onde os monges o aperfeiçoaram e adestraram. Foi onde se formou a sua reputação de socorrista de neve nas montanhas.

O mais célebre dos São Bernardos foi um cão chamado BARRY, nascido em 1800, que salvou 40 pessoas em 10 anos até 1830. O São Bernardo, inicialmente tinha o pelo curto, após esse período foram feitos cruzamentos com o cão Terra Nova e assim surgiu a variedade de pelo longo que hoje é a mais difundida.

Após ter sido denominado Cão da Montanha, Mastif Alpino e Cão Barry, foi oficializado com o nome do São Bernardo em 1880.O Clube Suíço do São Bernardo, foi oficializado na Basileia em 1884, e seu padrão foi estabelecido em Berna no ano de 1887.

É um cão pesado, poderoso, corajoso, harmonioso e muito dócil. É muito inteligente e se adapta facilmente através de sua educação e/ou adestramento, e é de uma devoção sem limites para com seu dono. Este cão não deve ser treinado para ataque, porque sua função é busca e salvamento, em casa impõe-se pelo se tamanho, embora não seja um cão de guarda.

Este cão precisa se movimentar, logo os passeios diários são necessários. Em função de sua pelagem densa, ele não suporta bem o calor, logo, talvez não seja o mais indicado para regiões muito quentes.

PELAGEM

Branco com áreas mais ou menos importantes de cores avermelhadas acastanhadas. No vermelho acastanhado rajado é admitido marcas encarvoadas na cabeça, são importante terem marcas brancas no anti peito,na nuca nas patas e na extremidades na cauda.

TAMANHO
Macho no minimo 70 cm. Fêmeas no minimo 65 cm.

PESO
Tanto machos como fêmeas de 55 a 100kg.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: