domingo, 9 de maio de 2010

Border Collie


Border collie

É um cão de origem Nórdica que guardavam os rebanhos de rênna é provável que tenha sido para as Ilhas Britânicas pelos VICKINGS, e que tenham sido cruzados com as raças de pastoreio locais
Deve seu nome à região dos vales de BORDERS, fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, onde a raça se desenvolveu, é o mais difundido dos Collies e continua na guarda dos rebanhos para o qual é utilizado desde o seculo XVIII.
A raça foi apenas fixada no século XIX, e reconhecida pelo Kennel Club em 1976 e em 1985 pela SCC, chegou a FRANÇA em 1970.
PE4LAGEM
Duas variedades de pelo semi-longo com uma juba, culote e uma cauda de raposa; Pelo curto em ambos os casos o pelo é denso e de textura média e sub-pelo denso e macio.
CÕRES
mescla ou preto,lista e parte dos membros inferiores branco o resto é preto todas as cores são permitidas, o branco jamais poderá ser dominantes.
TEMPERAMENTO-APTIDÕES E EDUCAÇÃO
Cão vigoroso, ardente, tenás, trabalhados, muito dócil, muito dedicado a seu dono, receptivo porque é atento e inteligente, reservado com estranhos, mas jamais medroso ou agressivo.
Dotado de um olfato potente possui um olhar com um poder extraordinário e utilizado para trabalhar com o seu dono.
Trabalha á distancia fixando inteiramente parecendo hipnotizar o gado aproximando-se ratejando como um cão de caça é o que mais se destaca nos concursos com rebanho.
É um cão robusto que não exige tantos cuidados com a pelagem
obs; ao ser reconhecido para o Kennel Club foi reconhecido como originário da GRA-BRETANHA.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: