sábado, 29 de maio de 2010

Cão dos Pirineus



Cão dos Pirineus
Este cão, embora seja reconhecido como originário da França, tem como seus ancestrais os molosso Dogue de Tibete, introduzido na Europa por ocasião das invasões asiáticas conhecidas desde do século XVII, ele protegia o Pastor e o rebanho contra os lobos e os ursos, guardava as casa e os castelos e ele recebeu as Honras da corte de Luís XV seu primeiro clube foi fundado em 1907, os clubes ARGELES e CAUTERETS estabeleceram o primeiro padrão, que foi admitido nos anos 60. Ele faz parte das raras raças Francesas bem implantadas no estrangeiro, particularmente nos EUA.
Ele é da classe molosso, tipo Montanhês é um cão importante, pescoço forte bastante duro, dorso reto, largo e firme, peito largo e profundo, costela ligeiramente arredondada.
Flanco pouco descido, garupa ligeiramente oblíqua, membros, sólidos,franjados, ergots duplos nos membros posteriores, patas pouco alongadas, compactos com dígitos ligeiramente arqueados.
Pelos
Longos, acamado, leve e bem farto, mas longo na cauda nas coxas e no pescoço onde pode ondulas ligeiramente sub-pelo denso e lanoso, é um cão que troca de pelo sempre que mudar a temperatura por isso deve ser escovado constantemente para que não fique derrubando pelo toda hora.
Cores
Brancas, com ou sem manchas cinzas ( ou o castor) amarelo claro ou laranja na cabeça e na raiz da cauda, a mais apreciadas são as manchas Castor, admitem-se manchas no corpo.
Temperamento
É um cão muito independente orgulhoso, dominador, bastante difícil é indispensável uma educação firme e bem precoce para poder manter-se dono desse cão afetuoso, protetor e muito manso com as crianças guardião inato altamente dissuasivo podendo ser terrível e um guarda excelente.
Tamanho
Machos de 70 a 80 cm
Fêmeas de 65 a 72 cm
Peso
Tanto macho quanto fêmea aproximadamente 60 kg.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: