quarta-feira, 12 de maio de 2010

Kuwasz


KUWASZ
Originário da Hungria, pensa-se que ele foi introduzido na Hungria pelo povo de pastores nômade de origem Turca, que chegaram a Hungria durante o século 13, sob a pressão dos Mangões. A origem do KUWASZ devem por essa razão devem ser relacionada com o cão de Pastor provinientes
do Oriente no século 15, o Rei Mathias primeiro utilizava o KWASZ para caça grossa, ainda que este cão tenha mais aptidões para caçar as ovelhas do que para caçar javali.
Até o século 19 foi utilizado como cão de guarda dos rebanhos. Depois destinou-se quase exclusivamente a guarda das grandes propriedades(KUWASZ ; sentinela) . Muito popular em seu país sua criação no estrangeiro permanece pouco desenvolvida exceto nos E.U.A.
PELO:Forte, ondulado e longo no corpo, juba que se estende em forma de gravata no pescoço e franja na face caudal dos membros.
Na cabeça e na face dos membros o pelo curto e rígido.
CORES:branca, o marfim é tolerado.
TAMANHO:macho de 71 a 75 cm
fêmea de 66 a 70 cm.
PESO:Macho de 40 a 52 kg
Fêmea de 30 a 42 kg
TEMPERAMENTO:Cão, fiel, corajosa em qualquer circunstância mas que não demonstra seus sentimentos, muito resistente sobre dotado de um fará muito desenvolvido, foi utilizado antigamente para caçar o lobo e o javali.
CONSELHO:Não se adapta em apartamento, precisa de espaço e de exercício, precisa ser escova-do diariamente para evitar a formação de nós.
UTILIZÇÕES:Pastoreio, guarda e companhia.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: