sexta-feira, 14 de maio de 2010

Poodle


POODLE
Este cão também denominado caniche pelo fato deste cão ter sido utilizado para caça a pássaros aquáticos o que lhe valeu a alcunha de Chien á carne (pato), cão de caça de patos ou Canichan originando o termo caniche. Também e denominado o cão carneiro. Devido ao aspecto do seu pelo.
Segundo BUFFON, sua origem seria africana. Ele descenderia do BARBET da Africa do Norte introduzida pelos Árabes na península Ibérica onde ele teria sido cruzado com o cão Português e onde ele teria ganho toda a Europa estabelecendo origem na França. Assim a FCI reconheceu oficialmente em 1936 esse país como o berço da raça. No mesmo ano foi publicado o padrão oficial da raça.
Em 1922 foi criado o clube dos Poodles em Paris. Ele então primeiramente cão da caça d'água, depois tornou-se cão de madame.
Era o cão adotado por Luís XV, sendo após Miniaturizado por Luíz XV.
Existe quatro tamanhos desta raça reconhecido mais o Poodle grande foi abandonado sendo priorizado os de menor tamanhos que são (o anão o miniatura e o toy ).
Ele atingiu sua grande popularidade no século XIV e XX.
Adaptado a todos os tipos de vida como caça, circo, divertimento. O Poodle foi o cão de companhias mais difundido no mundo; mais essa raça foi em larga produção e houve uma mistura de tamanho e maus tratos do criador para diminuir o tamanho, outro cruzamento com cores saindo cores não reconhecidas.
CORES
Preto, marrom ou chocolate, cinza, amarelo guaraná, marrom, cinza e amarelo guaraná devem ser uniformes. Também existe o RED que não é reconhecido que é uma mistura do chocolate, preto e
branco, tem que saber como cruzar para tirar essa cor;existe a fixação da cor.
PELAGEM
O RED tem pelagem sebosa. Os outros todos tem pelagem lanosa que é a certa.
TAMANHOS
de 45 a 60 cm – GRANDE
de 35 a 45 cm – MÉDIO
de 28 a 35 cm -ANÃO
até 28 cm -MINIATURA
abaixo de 25 cm é o micro ao qual é fora do padrão.
PESO
Grande até 22 kg
Médio até 12 kg
Anão até 7 kg
Miniatura menos de 7 kg
TEMPERAMENTO,APTIDÕES E EDUACÇÃO
Ativo, positivo, alegre, muito esperta, inteligente, sua fidelidade é proverbial dotado de uma grande capacidade de adaptação e sociável, seu bom caráter o torna um grande cão de companhia ele conservou suas qualidades de cão de caça, nadando muito bem e com um faro super desenvolvido, sua educação deve ser firme para que ele não se torne chato ele não se reconhece como um cão, mas sim um membro da família, ele sabe quando o dono sai para trabalhar, quando vai passear, quando é a vez dele passear, quando vai chegar visita fica todo fogoso, ele vive em qualquer lugar, não gosta de solidão pois pode ficar estressado.
PELAGEM E TRATAMENTO
Deve ser escovado e penteado diariamente o banho deve ser semanal ou no mínimo quinzenal, é um cão muito limpo, não derruba pelo, seu pelo só cai quando quebra por causa dos nós, e também quando o cão não está bem de saúde, outro problema são as orelhas pois o mesmo tem pelos dentro das orelhas que requer limpeza semanal.
TOSAS
Existem mais de 200 tipos de tosas, para exposição, a sela inglesa e quando tem menos de um ano a tosa chama-se PUPPY, na tosa PET que é para companhia, mais comum e a tosa verão, que raspa baixo o corpo, deixa topete, orelha e pompom nas pontas ao rabo, tem do mesmo jeito com polaina nas patas outros tosam total e também tem o corte PAPION que é um cruzamento tosado nas costas.
OBS. Hoje pela cinofilia internacional é proibido o corte do rabo.
Utilizado como cão de companhia. Ele não tem troca de pelo e é por isso que não derruba pelo.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: