domingo, 9 de maio de 2010

Collie


COLLIE PELO CURTO E LONGO

A origem da raça é indecisa, pois alguns acham que poderia ser descendentes, dos cães de guarda de rebanhos da Escócia, Após diversos cruzamentos na sequência das invasões romanas e da intervenção muito antiga dos criadores Ingleses que trabalharam a partir de pastores de cauda curta e de cauda longa por outro.
Êste cão tornou-se um soberbo animal de ar aristocrático que conhecemos.
A origem do seu nome também é muito controverso, alguns pensam que poderia da palavra (COLLEY) a variedade de ovelhas escocesas de mascaras e caudas pretas que o pastor escocês guardavam antigamente; Outros acreditam viriam de (COLLAR) colar devido a sua linda crina.
A variedade de pelo curto é muito menos conhecidas que o pelo lango.
Em tese a origem é a GRÃ-BRETANHA.
TEMPERAMEN TO.
CÃO vivo ativo na maioria das vezes equilibrado, porem as vezes ansioso e tímido, inteligente, suave, sensível, como exemplo o cão (LASSIE) dos filmes memoráveis do cinema, exelènte companheiro, não é agressivo e sua educação deve ser com suavidade.
PELAGEM
Treis cores são reconhecidas, dourado claro ao acaju intenso, tricolor preto dominante com manchas fogo nos membros e na cabeça e coleira branca, azul merle prateado,manchado e marmorizado em preto.
TRATAMENTO DA PELAGEM.
Êste cão possue uma pelagem que exige cuidados , deve ser escovada, pelo manos treis vezes por semana, banhos de preferência mensalmente, não se deve dar muitos banhos seguido,porque forma muito sub-pêlo lanoso e solta muito pelo na escovação.
TAMANHO
machos de 56-a-61-cm
fêmeas de 51-a-56-cm
PESO
machos de 20-a-29-kg
fêmeas de -18-a-25-kg
É usado como pastoreio e campanhia e em aguns paises é usado como guia de cego e na policia.
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: